1 x de R$24,90 sem juros | Total R$24,90 | |
2 x de R$12,45 sem juros | Total R$24,90 | |
3 x de R$8,30 sem juros | Total R$24,90 | |
4 x de R$7,02 | Total R$28,10 | |
5 x de R$5,67 | Total R$28,37 | |
6 x de R$4,75 | Total R$28,52 | |
7 x de R$4,08 | Total R$28,57 | |
8 x de R$3,60 | Total R$28,84 | |
9 x de R$3,22 | Total R$29,02 | |
10 x de R$2,91 | Total R$29,12 | |
11 x de R$2,67 | Total R$29,38 | |
12 x de R$2,46 | Total R$29,48 |
• Autor(a): Dias Gomes.
• Sinopse:
"Obra de enorme sucesso no Brasil e no mundo, O pagador de promessas inspirou o filme de mesmo título que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962. Esta edição conta com orelha assinada por Ferreira Gullar.
Nesta peça de renome internacional, o autor narra o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feita a Iansã, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sessenta léguas, com o objetivo de depositá-la no interior da igreja de Santa Bárbara, em Salvador.
Dias Gomes é um mestre de seu ofício. Ele o tem demonstrado sobejamente em cada uma de suas obras. E O pagador de promessas não poderia deixar de refletir esse domínio seguro dos meios de expressão dramática. A ação, que se deflagra já nos primeiros momentos da peça, é conduzida com intensidade e economia, a cada quadro, a cada ato, arrastando-nos de maneira irresistível até o desfecho final. A narrativa é clara e densa, com repercussões que vão sempre além da palavra enunciada.
Ao contrário do que acontece com muitas obras teatrais de qualidade, que se iniciam com ímpeto e às vezes o mantêm até certa altura para nos frustrar no final, esta peça de Dias Gomes é um todo completo e acabado: o seu final não resulta em frustração, mas em plenitude. E para isso é preciso mais do que dominar a técnica: é preciso que se reúnam, na realização da obra, aqueles fatores imponderáveis que dão nascimento à verdadeira obra de arte.
E isto é tanto mais significativo porque esta peça afirmou ontem e reafirma hoje as possibilidades efetivas do teatro brasileiro: um teatro capaz de revelar a universalidade de nossa experiência, de nos impor como criadores de cultura."